Praia é diversão garantida, mas para o passeio ser bem aproveitado, é preciso tomar alguns cuidados com os pequenos.
– Antes de ir à praia, não se esqueça de passar protetor solar (mínimo fator 30) nas crianças, principalmente no rosto, ombros e costas. A cada duas horas, reforce a proteção.
– Evite expor as crianças ao sol das 10h às 16.
– Lanches leves, sucos e água são os alimentos ideais para um dia na praia. Evite as frituras e os refrigerantes vendidos pelas barracas.
– Para levar o lanche, utilize recipientes com isolamento térmico, como isopores ou a lancheira Dani Lessa.
– Coloque identificação nas crianças, para caso as perca de vista. A melhor maneira de fazer isso é usar aquelas pulseirinhas que só saem se cortadas, que normalmente são vendidas em lojas de maiôs infantis.
Mais 7 dicas para levar crianças à praia
Criança na praia dá trabalho e exige alguns sacrifícios. Isso inclui transportar infra-estrutura mínima para o pimpolho e levantar acampamento quando o sol estiver a pino.
-
- Bebês podem tomar de 20 a 30 minutos de sol diariamente; depois, coloque-o sob o guarda-sol. Evite os horários entre as 10h e as 16h.
- Aplique bloqueador solar (fator 30) antes de sair de casa e reaplique a cada duas horas, mesmo sob o guarda-sol. Os raios solares refletidos na areia podem provocar queimaduras.
- Todo cuidado com a desidratação. Para crianças com até 2 anos, é melhor dar água sempre. Acima disso, estão liberados sucos e água de coco.
- Amamente normalmente. Se o bebê ainda usar mamadeira, conserve em isopor e confira antes se o calor não azedou o leite.
- Não deixe a criança em contato com a areia em praias muito cheias ou que tenham cachorros. Há perigo de doenças dermatológicas.
- Leve pequenas piscinas de plástico inflável e, se possível, encha com água doce. Só use água do mar se a condição da praia for boa.
- Respeite o sono da criança. Se quiser esticar por mais tempo a permanência na praia, prepare uma “caminha” de areia e forre com toalha seca. Acomode a criança e cubra-a com uma toalha leve para proteger do vento. O mesmo arranjo pode ser feito na piscina seca.
- Olho vivo é pouco: crianças que andam precisam estar identificadas, caso se percam. O ideal são aquelas pulseiras que só saem do pulso se cortadas (procure em lojas que vendem maiôs infantis; algumas praias distribuem gratuitamente).
Texto de Mariliz Pereira Jorge, da Revista da Folha
E se chover? Se chover, dá uma olhada na seção de Gifts e Toys da Dani Lessa, que tem brinquedos funcionais e divertidos para entreter os pequenos dentro de casa. 😉